sexta-feira, 17 de abril de 2015

Por que brincar ?

Porque brincar é uma atividade espontânea do ser humano. Se faz presente desde suas primeiras interações com o meio, as quais são expressas na exploração das partes do corpo, de objetos em suas texturas e sonoridade. Nas pequenas construções as quais estimulam noções de espaço, de classificação e seriação.

O brincar é fundamental na vida do ser humano em suas construções sociais, culturais, linguísticas e afetivas. Desta forma, vai além do processo de aprendizagens específicas, fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional, mas que contribuem para que a criança se torne um adulto capaz de se identificar em diferentes ambientes, mantendo sua autoestima, sua individualidade sem perder o controle emocional quando colocado em situações que envolvem regras e normas coletivas.



Assim, o trabalho com a brinquedoteca no contexto de formação docente deve envolver o estudo, a pesquisa e a prática da ludicidade de forma consciente e estruturada para que esse possa primeiro se conhecer como educador, que brinca, que vive a sua própria ludicidade, que busca o conhecimento científico que é o aporte teórico de tantos mestres representados pelas áreas da psicologia, da sociologia, da filosofia, da medicina e da educação e assim, planejar, desenvolver propostas lúdicas com crianças. Nesse sentido, a observação será elemento fundamental na prática lúdica dos educadores em formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ao conhecer nosso trabalho, deixe seu comentário. Compartilhe suas ideias conosco.