Porque
brincar é uma atividade espontânea do ser humano. Se faz presente desde suas
primeiras interações com o meio, as quais são expressas na exploração das
partes do corpo, de objetos em suas texturas e sonoridade. Nas pequenas
construções as quais estimulam noções de espaço, de classificação e seriação.
O
brincar é fundamental na vida do ser humano em suas construções sociais,
culturais, linguísticas e afetivas. Desta forma, vai além do processo de
aprendizagens específicas, fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e
profissional, mas que contribuem para que a criança se torne um adulto capaz de
se identificar em diferentes ambientes, mantendo sua autoestima, sua
individualidade sem perder o controle emocional quando colocado em situações
que envolvem regras e normas coletivas.
Assim,
o trabalho com a brinquedoteca no contexto de formação docente deve envolver o
estudo, a pesquisa e a prática da ludicidade de forma consciente e estruturada
para que esse possa primeiro se conhecer como educador, que brinca, que vive a
sua própria ludicidade, que busca o conhecimento científico que é o aporte
teórico de tantos mestres representados pelas áreas da psicologia, da
sociologia, da filosofia, da medicina e da educação e assim, planejar,
desenvolver propostas lúdicas com crianças. Nesse sentido, a observação será
elemento fundamental na prática lúdica dos educadores em formação.
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